Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gato Pardo

Para quem conhece, vocês estão mais que vacinados. Vocês não conhecem isto? São maiores de idade? Trazem o vosso cartão de cidadão, boletim de vacinas e resgisto criminal? Não? Fantástico!!!

Gato Pardo

Para quem conhece, vocês estão mais que vacinados. Vocês não conhecem isto? São maiores de idade? Trazem o vosso cartão de cidadão, boletim de vacinas e resgisto criminal? Não? Fantástico!!!

Ser líder ou saber liderar?

24.02.16publicado por Gato Pardo

AAEAAQAAAAAAAAPyAAAAJGM4NTdlMjNiLWEyZjEtNDdhMi1iNT

Hoje ao tomar o pequeno almoço no café, não consegui deixar de ouvir uma conversa entre dois indivíduos.

Um deles gabava-se de ser um líder nato, um verdadeiro gestor de homens. Se calhar até é, não conhecia o espécime para poder ter uma opinião. Mas eis que um simples telefonema tem o condão de mudar por completo esse factor. Pelo que me foi possível ouvir (a mim e a toda a gente presente no café), um colaborador aparentemente necessitou de um esclarecimento de índole profissional. Foi tratado como lixo. Verbalmente insultado e humilhado. E findo o telefonema, o indivíduo ri-se e diz que é preciso ter rédea curta com estes gajos senão trepam por ele acima e destroem tudo aquilo que a empresa onde ele trabalha representa.

Quando dei por mim, o café já tinha amargado. Saí e dei por mim a reflectir sobre o assunto.

Todas as empresas têm os seus líderes. Esse é um facto comprovado. Agora a questão que se coloca é... Serão esses líderes, verdadeiros líderes de homens?

Tenho 23 anos de trabalho no lombo. Ao longo desse tempo, conheci opinion leaders, general managers, CEO's. Da mesma forma que conheci senhoras da limpeza, empregados de balcão, malta das obras. Líderes? Poucos.

Os auto intitulados líderes esquecem-se que a força matriz de qualquer empresa, são os seus colaboradores. E não existe uma empresa neste mundo onde um trabalhador insatisfeito, seja um trabalhador produtivo. No entanto, da forma como o mercado de trabalho está, a lógica é "se estás mal, muda-te porque eu arranjo 20 gajos para o teu lugar a ganhar 20 vezes menos o que tu ganhas".

Um líder, lidera por exemplo. Não manda fazer, dá o exemplo e o corpo ao manifesto. Delega, mostra confiança nos colaboradores que o rodeiam. Faz sentir que toda a gente é uma peça importante de uma engrenagem maior. Só assim, uma empresa pode aspirar ao sucesso e crescimento sustentado. Isso, é ser um gestor de homens e mulheres.

Não este esboço de ser humano com que me cruzei hoje. Não são os fatos e as gravatas que fazem os grandes homens. É o seu carácter.

Falta carácter a muito boa gente. O assumir de responsabilidades quando o barco está no meio da tempestade. Não aquele que escolhe membros da tripulação e os atira borda forma por despeito.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.